quinta-feira, 7 de julho de 2011

Ferias

Nada melhor do que estar de ferias né?
Agora de uma olhada o que na verdade significa ferias e como elas são em cada pais (alguuns pais):

As férias são um período de descanso periódico de uma atividade constante, geralmente trabalho ou aulas e maior que um fim de semana. O período de férias varia de acordo com a legislação de cada país.

Férias
Férias designa o período de descanso a que têm direito empregados, servidores públicos, estudantes etc., depois de passado um ano ou um semestre de trabalho ou de atividades. Provém do latim 'feria, -ae', singular de 'feriae, -arum', que significava, entre os romanos, o dia em que não se trabalhava por prescrição religiosa.
A palavra latina encontra-se também na denominação dos dias da semana do calendário elaborado pelo imperador romano Constantino, no século III d.C., que os santificou com o nome de 'feria' e o sentido de comemoração religiosa: 'Prima feria, Secunda feria, Tertia feria, Quarta feria, Quinta feria, Sexta feria e Septima feria'. No século IV, ainda por influência da Igreja, 'prima feria' foi substituído por 'Dominicus dies'(dia do Senhor) e 'septima feria' transformou-se em 'sabbatu', dia em que os primeiros judeus cristãos se reuniam para orar. A língua portuguesa foi a única a manter a palavra 'feira' nos nomes dos dias de semana.

Férias laborais

Brasil

No Brasil, a legislação trabalhista estabelece um mínimo de 20 ou 30 dias consecutivos por ano de férias, sendo que aqueles que têm apenas 20 dias podem requerer compensação pelos outros 10 dias em forma de aumento no salário. Um trabalhador deve gozar as férias necessariamente entre 12 e 24 meses decorridos desde data da sua contratação, ou desde as últimas férias.
O objetivo das férias é proporcionar um período de descanso. Sendo assim, o trabalhador não pode se privar das férias nem por vontade própria e deverá consumir no mínimo 1/3 do período.
No Brasil, o direito às férias foi conquistado, junto com outros direitos dos trabalhadores, após as greves operárias do início do século XX na luta por melhores condições de trabalho, melhores salários e garantias trabalhistas.

Portugal

Em Portugal, o código do trabalho, estabelece o período de 22 dias úteis, como limite mínimo do direito a férias, sendo esse limite susceptível de alargamento por efeito da assiduidade do trabalhador, no ano a que as férias se reportam. Este regime tem subjacente, o objetivo de combater o absentismo através de um prémio aos trabalhadores, que pode chegar a mais 3 dias de férias, além dos 22 previstos na lei, permitindo assim até aos 25 dias úteis.

Férias escolares

Brasil

As férias escolares geralmente variam entre 60 e 120 dias, não consecutivos. No Brasil, consideram-se como meses de férias escolares: janeiro, julho e dezembro. Algumas escolas e universidades também consideram parte de fevereiro como período de férias. Para os estudantes da rede pública de ensino, o período de férias é de duas semanas em julho, duas semanas em dezembro e todo o mês de janeiro. Para funcionários públicos, as férias também são conhecidas como "Rildo", podendo ser aproveitadas várias vezes ao ano.

Portugal

Em Portugal as férias são divididas da seguinte forma: férias do Natal, que começam na 2ª quinzena de dezembro e duram 15 dias até 2 de janeiro; em fevereiro ou março há 3 ou 4 dias de mini-férias de Carnaval; seguem-se os 15 dias de férias da Páscoa (em março ou abril, dependendo do ano); e, por fim, as férias de Verão ou "férias grandes" que começam em junho, a semana de ínicio dependendo da decisão da escola, estendendo-se por julho e agosto e terminando na primeira quinzena de setembro.[1]

Notas
  1. Antes de Portugal se reger pelas directivas da UEA, as férias grandes começavam em meados de junho, e continuavam pelos meses de julho, agosto e setembro, recomeçando as aulas nos primeiros dias de outubro.
  2.  Nos países do hemisfério norte (como Portugal), em geral os meses de férias escolares são janeiro, julho e agosto, a fim de as férias maiores coincidirem com o verão


Nenhum comentário:

Postar um comentário